quinta-feira, 20 de junho de 2013

Bacalhau com natas (ou sem) à minha moda - Actualizado com fotografia

Não deve haver cozinheiro, profissional ou amador, que não tenha uma receita de bacalhau com natas, afinal é um prato simples, saboroso e que fica sempre bem, não é?

Pois... NIM!

Na verdade, foram raras as vezes em que comi, fora de casa, um bacalhau com natas decente. Mesmo em restaurantes, ou principalmente, o bacalhau com natas é, na maioria das vezes, uma mistela gordurosa, feita com "puré" instantâneo e "bacalhau" desfeito.

Eu aprendi a fazer bacalhau com natas com a minha avó há mais de 20 anos, muito antes de ser "moda" e, modéstia à parte, a minha (nossa) receita é muito boa. Até a Mariana, que não aprecia, comeu, gostou e pediu a receita! (E naquele dia até não ficou tão bom como costuma porque lhe faltava o alho - pois uma das convivas não o digere bem - e estava bastante insosso...)

Para mim, o segredo de um bom bacalhau com natas (ou sem, como verão de seguida) é ter camadas bem definidas para que os ingredientes se misturem apenas e quando queremos - eu gosto de os misturar na boca e de sentir uma explosão de sabores, como o Remy :) - e é aqui que a minha (nossa) receita difere das que tenho encontrado por aí.

Mas não se fiem nas minhas palavras, experimentem!

Bacalhau com natas (ou sem) à minha moda 

Foto de minha autoria

Base:

Puré de batata q.b. (suficiente para fazer uma camada de, pelo menos, 2cm no fundo do tabuleiro)
- Eu faço na Bimby, porque é fácil e (mais) rápido, mas faça como desejar, desde que - e isto é MUITO IMPORTANTE - não use "puré" instantâneo.

Ou

Batata frita aos cubos q.b. (suficiente para cobrir, generosamente, o fundo do tabuleiro)
- De longe a opção que prefiro, mas também a mais demorada e trabalhosa.

Ou

Batata palha q.b. (suficiente para fazer uma camada de, pelo menos, 2cm no fundo do tabuleiro)
- Esta é uma opção mais rápida, igualmente saborosa, mas muito menos saudável...

Recheio:

Bacalhau
Camarão cru descascado (opcional) - eu uso, normalmente, calibre 20/30, mas pode ser mais pequeno
Cebola
Alho
Sal q.b.
Pimenta q.b.

Comece por cozer o bacalhau (eu conto uma posta por cada 2 pessoas), desfiando-o de seguida em lascas grossas. Reserve.
Corte bastante cebola (+ ou - 1 cebola média por cada 2 pessoas, ou a gosto) em meias-luas fininhas e refogue ligeiramente em pouco azeite (+ ou - 1 colher de sopa por cada cebola), entretanto pique finamente 2 ou 3 dentes de alho - ou mais, que o bacalhau quer alho! - e adicione à cebola, mexendo sempre e sem deixar queimar. Quando a cebola estiver translúcida, junte-lhe o camarão (dependendo do tamanho, 3 ou 4 por pessoa), cozinhe 1 minuto de cada lado e desligue o lume. Nessa altura, pode misturar o bacalhau reservado, mas com cuidado para não desfazer demasiado. Rectifique os temperos e reserve.

Cobertura:

Molho béchamel q.b.
Natas q.b. (opcional)
- É difícil dizer as quantidades a usar, porque depende do tamanho do tabuleiro que se usa e do número de pessoas que se vai servir, mas eu faço cerca de 800ml de molho para 6 pessoas.
- Pode usar só béchamel - e neste caso faça logo os 800ml - ou juntar-lhe as natas depois de pronto - e aqui pode fazer 600ml de béchamel e adicionar 200ml de natas.
- Eu prefiro sem natas, pois é muito menos calórico, mas igualmente saboroso.

Pão ralado aromatizado com alho e coentros q.b.(ou só com alho, ou simples, como gostar mais)

"Montagem":

Se usar batata frita aos cubos ou batata palha, comece por cobrir o fundo do tabuleiro com um pouco de béchamel, cobrindo depois o molho com a batata. Se optar por puré, cubra o fundo tabuleiro com o mesmo, sem molho. Espalhe por cima o recheio e por cima deste o béchamel, finalizando com uma camada generosa de pão ralado. Leve ao forno a 120º durante 20 minutos ou até que esteja dourado a seu gosto. Sirva com uma salada verde ou legumes salteados. Ou então com uma couve lombarda estufada MARAVILHOSA, cuja receita vem já de seguida!

E bom apetite!

2 comentários:

  1. Filamente!!!!!!! Nem imaginas o quanto tenho andado à procura de uma receita assim!!!!
    Sorriso!

    ResponderEliminar
  2. Então experimenta e depois diz se gostaste, ok?
    Beijocas e abracinhos!

    ResponderEliminar