quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bolachas de Manteiga de Amendoim e Pedaços de Chocolate (publicada originalmente a 12/02/2013)

Há uns meses, juntei-me ao grupo do Facebook Dorie às Sextas, criado pela minha querida amiga Mariana e pela Patrícia Vilela e que, segundo as suas palavras, foi "inspirado no projecto Tuesdays with Dorie e propõe, duas vezes por mês, receitas do livro Baking, de Dorie Greenspan".

Ainda não participei em nenhum desafio por duas razões: além de não ser boa pasteleira, estou de dieta.

Mas esta quinzena, a Mariana sugeriu que os membros do grupo fizessem bolachas, mais concretamente World Peace Cookies, e eu fiquei entusiasmada, porque sempre quis experimentar!

Então, hoje decidi-me a participar no desafio desta quinzena. O problema é que a receita requer que a massa das bolachas descanse por 3 horas e eu não tinha esse tempo todo...

Pois, ainda não foi hoje... que participei num desafio do Dorie às Sextas, mas foi hoje que, finalmente, fiz bolachas! Hoje a minha casa cheira a manteiga de amendoim e chocolate, uma combinação perfeita!

Esta primeira experiência com bolachas não correu muito mal, mas também não correu especialmente bem... Cometi alguns erros de principiante e acabaram por ficar muito grandes e muito cozidas, mas é errando que se aprende, não é?


Bolachas de Manteiga de Amendoim e Pedaços de Chocolate
(Inspirei-me nesta receita.) 

(foto de minha autoria)


Ingredientes:

1/2 chávena de manteiga amolecida
1/2 chávena de manteiga de amendoim (com ou sem pedaços, como preferir; eu usei sem)
1/2 chávena de açúcar branco
1/2 chávena de açúcar amarelo ou 1/4 de chávena de mel (eu usei o açúcar amarelo)
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio (não usei)
1/2 colher de chá de fermento em pó (não usei)
1 ovo
1/2 colher de chá de extracto de baunilha (eu usei 20g de açúcar baunilhado)
1 chávena e 1/4 de farinha sem fermento (eu usei com fermento)
Pedaços de chocolate a gosto (eu usei chocolate de culinária)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 190º.

Numa taça grande, misture a manteiga com a manteiga de amendoim, com a batedeira, até que a mistura fique cremosa. De seguida, junte o açúcar branco, o açúcar amarelo, o bicarbonato de sódio, o fermento e o extracto de baunilha e bata mais um pouco. Adicione o ovo e volte a bater. Com uma colher de pau, junte à mistura a farinha, aos poucos, até que esteja bem incorporada. Por fim, adicione o chocolate.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal, disponha bolas da massa, não muito grandes, ligeiramente afastadas entre si e achate-as com um garfo. Leve ao forno por 10 a 12 minutos, dependendo do tamanho das bolachas, ou até dourarem a seu gosto.


As minhas bolachas, embora tenham ficado saborosas, cozinharam demais, pelo que deixo três sugestões:

- Não faça bolachas muito grandes, porque isso aumenta substancialmente o tempo no forno.

- As bolachas ainda devem estar moles no centro ao sair do forno.

- Assim que saírem do forno, retire as bolachas do tabuleiro e deixe-as arrefecer numa rede.

2 comentários:

  1. Tu e a miss das telhas vão ser a minha desgraça!
    Sorriso!

    Ps. Tira a cena do robô!!!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  2. Eu faço, mas como só uma para provar...

    (Vou já tirar. Sorry!)

    ResponderEliminar